domingo, 21 de dezembro de 2014

REVIEW: JOHN STEEL & BLAZE BAYLEY - "Freedom" (2014)



Por Dyllan Leandro Christofaro: fã, colecionador de Iron Maiden e apresentador do programa semanal 'Maiden Mania', que vai ao ar pela web radio Antena Zero.

A banda John Steel foi formada em 2007 na Bulgária com Ivan Stalev (guitar), Zhivodar Dimitrov (drums) e Boyko Gochev (bass) e inicialmente atendia pelo nome de Ivan stalev Guitar Show

Começaram como uma banda que executava covers de Deep Purple, Rainbow, Whitesnake, Ynwgie Malmsteen, Metallica, Iron Maiden, DIO, Bruce Dikinson, OZZY, Judas Priest, entre outras.

Trabalharam com 6 ou 7 vocalistas nestes anos e após desistirem de encontrar a voz perfeita, tentaram algo diferente por volta de 2012: começaram a mandar mensagens para alguns vocalistas renomados e Blaze Bayley foi o primeiro a responder e, sendo fãs de Iron Maiden, ficaram muito felizes quando o ‘Messiah’ disse aceitar gravar 2 músicas com a banda.
Quando Blaze esteve na Bulgária em abril de 2013 em turnê, gravaram as faixas ‘Nightmare’ e ‘Evil Sky’. O resultado agradou muito a todos os envolvidos e perceberam que não poderiam parar por aí.
Portanto, a banda trabalhou em seguida na composição de outras músicas e quando as finalizaram, Blaze retornou em novembro de 2013 especialmente para conclui-las. O profissionalismo de Blaze surpreendeu a todos na banda, ele escreveu a maior parte das letras e das linhas vocais, contribuindo ainda nos arranjos.
 


O resultado dessa parceria que tenho nas minhas mãos é o CD ‘JOHN STEEL BLAZE BAYLEY’ com o título ‘Freedom’, que traz um material que se identifica muito com o material presente dos discos de Blaze Bayley com as bandas que o acompanham em sua carreira desde sua saída do Iron Maiden.
O estilo explorado é o heavy metal tradicional com muita melodia e guitarras duplas, executado por músicos de muita qualidade, proporcionando um resultado surpreendente, já que se trata do primeiro disco de JOHN STEEL.
As duas primeiras faixas gravadas ‘Nightmare’ e ‘Evil Sky’ são pesadas, diretas e possuem refrões poderosos. Não foi à toa que, após essas duas primeiras gravações, Blaze concordou em gravar um disco inteiro com os caras.
O restante do CD traz mais cinco faixas com Blaze: 
‘War’ é uma faixa breve que funciona como uma espécie de ‘intro’, a mais fraca do disco, mas o que se tem em seguida é a excelente faixa título ‘Freedom’ que vai agradar a todos aqueles que apreciam o material presente nos lançamentos solo de Blaze Bayley. Toda a interpretação emotiva e já conhecida do ‘Messiah’ imprime a identidade deste trabalho.

 
Muitos acreditarão que esse é mais um disco solo de Blaze. 
"Change’ não deixa a peteca cair com Blaze apresentando mais uma grande interpretação sobre uma estrutura musical muito bem conduzida e aqui o ouvinte começa a ter a certeza de que Blaze está acompanhado de bons músicos nesse projeto.
"The Crow’ é pesada, cadenciada e lembra muito músicas do álbum ‘Silicon Messiah’, especialmente a levada de ‘Ghost in the Machine’. E como é agradável ouvir Blaze cantando confortavelmente músicas compostas para o seu estilo vocal!
E, enfim, a última participação de Blaze está na canção ‘Voice of Sorrow’, uma interessante balada com linhas vocais vigorosas e melodias que me levam a concluir por uma avaliação bastante positiva em relação tanto à qualidade da banda JOHN STEEL como desta união de esforços com Blaze Bayley.
Tomara que tenhamos mais lançamentos com esta qualidade envolvendo a banda JOHN STEEL e Blaze Bayley. 


O CD traz ainda duas ‘bonus tracks’ sem Blaze Bayley, gravadas com os vocais de Dilian Arnaudov. 
‘Angel’, composta por Ivan Stalev, é uma balada tradicional como muitas que conhecemos de bandas de hard rock mais populares, com letras românticas, refrão ‘catchy’, solo com muito feeling e tudo o mais. Tem o perfil para ser tocada nas rádios e se transformar em hit. Em outros tempos, talvez isso ocorresse. 
‘Leviathan Rises’ é um cover da banda inglesa Nephwrack, que iniciou com um metal industrial antes de migrar para um lado mais progressivo. A canção começa com uma levada acústica e explode com um riff bem pesado, muito parecido com aqueles que o Roy Z executou em diversas canções que gravou com Bruce Dickinson e Rob Halford. As guitarras demonstram mais um excelente trabalho nessa parte mais pesada da música, com mais solos dobrados. Enfim, trata-se de uma composição com boa estrutura melódica que encerra o disco com chave de ouro.
Este CD não é apenas um item obrigatório em minha coleção de IRON MAIDEN / BLAZE BAYLEY, mas algo que tornarei a ouvir muitas outras vezes. Comprei pela internet sem conhecer a maior parte das músicas e fiquei muito satisfeito e surpreso com este material.

Seria interessante que JOHN STEEL e Blaze Bayley saíssem em turnê e dessem tridimensionalidade a estas composições através de sua execução ao vivo. Quem sabe Blaze não se anime a trazer a banda JOHN STEEL em uma de suas próximas vindas à América do Sul para proporcionar esta inédita experiência ao vivo!

John Steel :

Blaze Bayley – guest vocals 
Bogoljub Manic – vocals 
Ivan Stalev – guitar 
Viktor Georgiev – guitar 
Petar Petrov – bass 
Jivodar Dimitrov - drums

Tracklist:
01. War 02:18
02. Freedom 04:17
03. Change 02:57
04. The Crow 04:00
05. Voice of Sorrow 05:12
06. Nightmare 05:00
07. Evil Sky 04:36
08. Angel 05:11
09. Leviathan Rises (Nephwrack cover) 06:52

http://www.johnsteelband.com/
https://www.facebook.com/officialblazebayley
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...