Por: Marcelo Lopes Vieira
Dia Indicado para ouvir: Quinta-Feira.
Hora do dia indicada para ouvir: Cinco da Tarde.
Definição em um poucas palavras: Adulto, Alternativo, Guitarra, Progressivo, Melancólico, Sombrio,.
Estilo do Artista: Heavy Metal.
Comentário Geral: Fãs
do Iron Maiden, peço-vos que guardai as pedras até que meu argumento
esteja completamente desenvolvido nestas linhas que se seguirão. O
décimo primeiro álbum da carreira da Donzela de Ferro nem chega a gerar
polêmica, o apedrejamento é impiedoso. Entretanto, com um olhar frio e
alheio ao clamor apaixonado pela sonoridade clássica da banda, eu vos
digo que não assimilo fracasso neste álbum. Procurando como definir este
disco em apenas uma palavra, encontrei “liberdade”, como bradado
inúmeras vezes na faixa The Clansman. Eu sinto a liberdade de cinco músicos em compor sem a obrigatoriedade de revisitar o passado, alheios
às vontades de seus fãs radicais, fazendo música sem ações musicais
externas limítrofes, algo que não mais repetiriam em sua história. Mas ainda existiam fantasmas a assombrar o estúdio. A pressão por um sucesso com o novo vocalista, Blaze Bayley, que não pode ser comparado a Bruce Dickinson, não por questões técnicas, mas por terem estilos diferentes de voz, era enorme.
Este álbum era
a prova de fogo de Blaze. Para alguns ele falhou, para mim ele é um
ótimo vocalista, apenas não se encaixa nos moldes melodiosos do Iron
Maiden. O que alguns não percebem é o caráter exorcista deste álbum e a
necessidade dele ter sido composto para que a banda pudesse continuar de
forma sadia. Mas não apenas isso, ele é um ótimo álbum se não comparado
com os clássicos de início dos anos 80 e sendo frio, prefiro este Virtual XI ao macambuzio No Prayer for The Dying. A única ressalva dentre as faixas do álbum é The Angel And The Gambler. Se
esta fosse reduzida em cinquenta por cento, seria uma ótima canção,
fazendo um cruzamento entre as bandas The Who e UFO, só que a realidade é
diferente e ela foi eleita uma das piores canções que o Maiden já
produzira, mas para mim tem seus encantos. Linhas de teclado que remetem a canções do Deep Purple, ótimos solos e riffs, onde a repetição constante de certos versos a torna cansativa.
A comparação com o álbum anterior X Factor, que trazia canções mais diretas foi determinante para rotular este Virtual XI como um fracasso, por ser um álbum mais melancólico e cadenciado e com canções longas. Mas a essência estava lá. Futureal tem a forma das canções do Iron Maiden e remete ao clássico como Be Quick Or Be Dead. A supracitada The Clansman ,
que fora baseada no filme Coração Valente, se mostra uma canção
inspirada, atmosférica, que transita entre a melancolia e a rebeldia.
Ainda existem momento fortes como Lightning Strikes Twice, com refrão consistente, riffs empolgantes em guitarras que duelando entre si, assim como acontece em When Two Worlds Collide. A canção The Educated Fool
é uma auto-análise dos compositores, indo mais profundamente no
significado das coisas e traz elementos mais que inerentes à sonoridade
da banda.
Aqui temos um conjunto de canções
menosprezadas, mas que têm muita qualidade. Além disso, se fosse
lançado por qualquer outra banda iniciante, e não sob o logo do Iron
Maiden, seria aclamado como um clássico de fim do milênio. Não se
permita deixar de ouvir estas canções por simples opiniões gerais de
demérito (que são motivadas pela paixão ao passado)
a este conjunto da canções. Ouça e tenha sua própria impressão da obra.
Eu ouvi e gostei. Muito! Radicais… Agora sim… Podem atirar as pedras!
Ano: 1998
Ano: 1998
Top 3: The Educated Fool, The Clansman, Don’t Look To The Eyes Of a Stranger
Formação: Blaze Bayley (vocais), Dave Murray e Janick Gers (guitarras), Steve Harris (baixo) e Nico McBrain (bateria)
Disco Pai: Deep Purple: Slaves And Masters (1990).
Disco Irmão: Van Halen: III (1998).
Disco Filho: Iced Earth: The Glorious Burden (2004).
Curiosidades: Lançado
em ano de copa do mundo que coincidia com os anos derradeiros do
milênio, misturaram futebol com realidade virtual na temática de
promoção que fora feita junto com o jogo Eddie Hunter, cujo pernosagem
principal era o mascote Eddie e a trilha sonora era composta pelas vinte
músicas mais populares do Iron Maiden.
Publicado anteriormente no Gaveta de Bagunças.