domingo, 21 de fevereiro de 2016

A influência de Umberto Eco na canção “Sign of the Cross”

 

Por Fabrício Castilho.
 
Nesta ultima sexta-feira (19), o mundo da literatura ficou de luto devido à morte do grandioso escritor e pensador Umberto Eco, aos 84 anos. Eco que nasceu em Alexandria, na Itália, foi uma das principais referências no estudo da semiótica, alem de ter escrito vários romances aclamados pela critica especializada, entre eles, Pêndulo de Foucault, A Ilha do Dia Anterior, Baudolino e O Nome da Rosa.



Claro que um escritor deste calibre não poderia deixar de influenciar a música pesada, um exemplo é a canção Sign of the Cross do Iron Maiden que foi baseada na obra “O Nome da Rosa”, lançado em 1980.

O enredo se passa durante a idade média e gira em torno de investigações referentes a vários crimes cometidos dentro de uma abadia medieval, o frade franciscano Willian de Baskerville mais o noviço Adso de Melk são os responsáveis por estas investigações. Mesmo com uma forte resistência por parte de uns religiosos, os investigadores acabam descobrindo que a causa dos crimes são ligadas a existência de uma biblioteca que escondia obras apócrifas.


A música do Iron Maiden, referente a esta obra, abre o disco The X Factor de forma magnífica. Sign of the Cross em seu tema inicial trás cantos gregorianos nos remetendo a abadias medievais, as primeiras frases cantadas por Blaze Bayley recitada de forma expressiva o ritual da “santa” inquisição, com onze homens um apos o outro, onde um a frente dos demais trás uma cruz levantada, os homens estão ali para livrar o mundo de um pecador.

A letra não conta de forma narrativa a historia do livro, mas sim faz um paralelo com ele, num todo o texto faz simples menções à obra de Umberto Eco, como por exemplo, no refrão, onde é cantada a frase “O sinal da cruz, O NOME DA ROSA, um fogo no céu, o sinal da cruz”.



O mundo do Heavy Metal sempre foi ligado a literatura mundial, Sign of the Cross é apenas um dos inúmeros exemplos, sendo assim, a morte de Umberto Eco também foi uma grande perda para nos ,amantes de Heavy Metal, visto que nossa cultura sempre fez um paralelo com a literatura.


Originalmente publicado no site Roadie Metal.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...