domingo, 24 de setembro de 2017

Iron Maiden: Best Of The Beast

Por Val Oliveira.

Muitos fãs questionam a importância das coletâneas na discografia do Iron Maiden e talvez elas realmente não sejam relevantes para quem já conhece o trabalho da banda a mais tempo. Mas todos os anos a Donzela de Ferro ganha milhares de novos fãs a cada turnê e a cada lançamento. Dessa forma as coletâneas ganham um papel muito importante, a partir do momento que são responsáveis, em grande parte, por apresentar aos novos fãs o que de melhor a banda já fez. 

Em 21 de setembro de 1996 o Iron Maiden lançou "Best of the Beast", sua primeira e melhor coletânea, basicamente para apresentar o histórico da banda para os novos fãs. "Best of the Beast" é praticamente a única coletânea que respeita a importância de todos os vocalistas e ex-membros que tiveram registro na banda, visto que as atuais só dão valor ao que foi gravado, ou regravado, por Bruce Dickinson, o que é uma atitude bastante questionável.

Saiba mais sobre outros lançamentos da era Blaze clicando aqui.

A coletânea foi lançada em 4 formatos, sendo a versão em CD simples a mais comum. As outras versões incluem um vinil quádruplo, fita K7 e box com dois CDs. 


O box com quatro LPs vem com um tracklist maior (34 faixas) - nele está incluído o primeiro disco gravado pela banda, o lendário "The Soundhouse Tapes". Além das músicas adicionais, a edição em vinil traz um poster e um livro do tamanho de um LP, com capa dura com a descrição das principais datas que marcaram a história da banda, muitas fotos e letras das músicas. Simplesmente, o mais belo item lançado pelo grupo até o momento. Lançado somente na Inglaterra e EUA.



A versão em duplo CD é mais completa. O encarte, um livreto em capa dura, contém informações precisas como datas de lançamento de singles, álbuns e discos ao vivo. Traz também uma breve biografia da banda, desde seu início até a fase Blaze Bayley de 1995. O álbum contém 27 canções, entre elas versões raras como a faixa "Vírus", que era inédita, a faixa "Iron Maiden", que era parte do primeiro compacto da banda, o Soundhouse Tapes, e uma versão da música "Strange World" que ficou de fora desse mesmo compacto. Essa versão dupla era limitada. Foi lançada apenas na Europa e Japão, junto com a versão em cassete, hoje item de colecionador



No Brasil, o CD possui 16 canções e a última faixa ("Hallowed Be Thy Name") precisou ser editada para caber em um CD comum. Esta versão não era edição limitada, mas com a chegada da nova coletânea, Edward the Great, a EMI resolveu retirá-la de catálogo.  É muito simples em comparação aos outros dois, mas tem o seu valor, visto que foi o único dos três lançado no Brasil e não foi lançado nesse formato em alguns países, ou seja, vale pela raridade e curiosidade. O ponto curioso nesse disco é a ausências de músicas originais dos dois primeiros álbuns da banda. Elas existem, mas estão em versões ao vivo sem o vocalista original.



A capa criada por Derek Riggs contém diversas versões de Eddie: com machado de Killers, o lobotomizado de Piece of Mind, o soldado de "The Trooper", a múmia de Powerslave, o zumbi atingido por raio de Live After Death, o cyborg de Somewhere in Time, e com a mão de gancho da turnê No Prayer on the Road.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...