terça-feira, 12 de abril de 2016

Por onde andam...? – Parte 2


Por Val Oliveira.
Caso não tenha lido a parte 1, que compreende a fase desde "Silicon Messiah" até o "Blood and Belief", clique aqui!

Após a saída de alguns membros, Blaze passa por uma fase turbulenta em sua vida, com divorcio de sua esposa brasileira, alcoolismo e depressão. Isso de certa forma influenciou as composições do “Blood & Belief”, lançado em 2004. Um disco denso, sombrio mas com muita influência de sons mais modernos. O cd embora bom, não ficou no nível dos anteriores. Foi o último cd pela Spv/Steamhammer.



Com a perda da gravadora, tendo de carregar nas costas o papel de "vocalista rejeitado do Iron Maiden" pela maioria dos pseudo-fans da Donzela e de Metal, Blaze desistiu da música, se tornando alcoólatra e trabalhando em uma fábrica para sobreviver. Foi preciso a ajuda de sua amiga de infância, empresária e esposa, Debbie, para que ele retomasse a carreira.




Recompondo sua vida, Blaze retornou com uma nova formação, e com a banda levando o seu nome, já que anteriormente se chamava apenas BLAZE, e se apresenta no festival polonês Metalmania, onde toca ao lado de Testament, Destruction, Sepultura, Paradise Lost, Entombed entre outros. 




Grava e lança o DVD "Alive in Poland". Nota-se no dvd uma banda ainda em processo de entrosamento mas com um grande potencial (com exceção do baterista que logo é limado!). 

 A formação com o pior baterista!

A banda naquele DVD era composta por Blaze Bayley (Vocals), David e Nicolas Bermudez (Bass e guitar), o guitarrista Rick Newport e o péssimo baterista Rico Banderra. Os irmãos Bermudez são colombianos, e na Colômbia, tocavam no UNDER THREAT, banda que executava um Death Metal melódico. 



 Under Threat

Em sua discografia contavam na época os discos “Hipostasis” (1999), “Behind Mankind's Disguise” (2003) e “Deathmosphere” (2006), alem de uma demo lançada em 2004.








Essa formação fez apenas 4 shows, em junho, Blaze rompe com o empresário e com o filho dele, que era o baterista. Em novembro é anunciada a saída do guitarrista Rich Newport (ELASTTTIC, CHOPS FROM HELL) que cede lugar a Jay Walsh, que veio da banda FOURWAYKILL, onde esteve de 1997 ate 2007, tendo lançado apenas uma demo e dois Eps (“Kill or Cure” em 2001, e “24 Hours to Die”em 2003). 




Entra também o baterista Lawrence Paterson.



Rich Newport  monta uma nova banda, REALMS OF DEATH. A formação incluia o vocalista Kelly Sundown Carpenter (BEYOND TWILIGHT, OUTWORLD, ADAGIO), o baterista convidado Godgray (Elastttic) e o baixista Glyn Shepherd. De Rico Banderra não se tem noticias.



Com a banda reestruturada volta a tocar com frequência, e após um período de composição sai finalmente em 2008 o novo e poderoso disco: "The Man Who Would Not Die" (e superando MUITO a queda no nível do álbum anterior). O trabalho é aclamado mundialmente, mas como na vida de Bayley nada é fácil uma tragédia se abate sobre ele, cancelando a tour mundial que estava pra começar: sua esposa sobre uma hemorragia cerebral entrando em coma, vindo a falecer tempos depois. Em seguida, essa formação ainda lançou o cd/DVD “The Night That Will Not Die” e o cd “Promise and Terror”.



O baterista Lawrence Paterson sai da banda em 2010, e em seu lugar entra o italiano Claudio Tirincanti

 Claudio Tirincanti em Salvador - 14/04/2010 (Ba)

Larry se manteve ativo, e vem participando de várias bandas, entre elas: I.C.O.N.; ASOMVEL; IRON KNIGHTS, onde gravou os álbuns  “New Sound of War Drums” (2012), “Destroyer” (single/2013) e “Iron Knights (2014); MALICE COOPER e ROGUE MALE





Após se desvincularem da banda Blaze Bayley em 2011, os irmãos Bermudez fundaram o THE BOUNDED, junto com ex membros de renomadas bandas britânicas e colombianas: Mauricio Chamucero (Savage Messiah, ex-ShadowKeep, ex-Mekanix, ex-Rogue Male) e Fernando Politte (Bloodfate, The Last Breath). A sonoridade era voltada para o Heavy Metal, com alguns toques progressivos. A banda lançou um vídeo em 2013, e ao que parece está compondo novo material, como postado na página do facebook deles, no final de 2015.






Os irmãos Bermudez, decidiram então continuar seu caminho, voltando à Colômbia com sua antiga banda, o UNDER THREAT. Em 2013 saiu o novo álbum, "The Manifested Void".









O guitarrista Jay Walsh, saiu para a banda BULL-RIFF STAMPEDE, onde permanece ate hoje, e seu único lançamento até agora é o cd “Scatter the Ground” (2012).







Claudio Tirincanti ficou com Blaze e acabou gravando o famigerado “King of Metal” (2012). Mas tem passagens pelas bandas LEHMANN, OPPOSITE SIDES, RAVEN LORD e  SPACE MIRRORS.



Agradecimentos a Alyne Carloto e Raissa Kahn.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...